segunda-feira, 22 de junho de 2015

  Oi pessoal , hoje irei falar sobre festas juninas ! Aqui no Sul ( SC ) nós temos a dança de quadrilha , temos as comidas típicas como : pinhão , cachorro quente , quentão ainda mais nesse frio , pipoca , bolos , paçoca , canjica e vários outros doces e salgados ! E no meu colégio sempre tem festa junina e eu sempre vou e como nós somos crianças nós temos um quentão sem álcool !
    A Origem da Festa Junina no Brasil
É possível perceber a importância de São João para seus devotos e para a Igreja quando nos damos conta de que a festa em homenagem aos santos de junho, que percorre os trinta dias do mês, foi denominada "Festa joanina" devido a São João.
O nome joanina teve origem, segundo alguns historiadores, nos países europeus católicos no século IV. Quando chegou ao Brasil foi modificado para junina. Trazida pelos portugueses, logo foi incorporada aos costumes dos povos indígenas e negros.
A influência brasileira na tradição a festa pode ser percebida na alimentação, quando foram introduzidos o aipim, o milho, o jenipapo, o leite de coco e também nos costumes, como o forró, o boi-bumbá, a quadrilha e o tambor-de-crioula. Mas não foi somente a influência brasileira que permaneceu nas comemorações juninas. Os franceses, por exemplo, acrescentaram à quadrilha, passos e marcações inspirados na dança da nobreza européia.
Junho é o mês de São João, Santo Antonio e São Pedro. Por isso, as festas que acontecem em todo o mês de junho foi chamada de "Festa Joanina", especialmente em homenagem a São João.


O nome joanina teve origem, segundo alguns historiadores, nos países europeus católicos no século IV. Quando chegou ao Brasil foi modificado para junina. Trazida pelos portugueses, logo foi incorporada aos costumes dos povos indígenas e negros.
A influência brasileira na tradição da festa pode ser percebida na alimentação, quando foram introduzidos o aimpim (mandioca), milho, jenipapo, o leite de coco e também nos costumes, como o forró, o boi-bumbá, a quadrilha e o tambor-de-crioula. Mas não foi somente a influência brasileira que permaneceu nas comemorações juninas. Os franceses, por exemplo, acrescentaram à quadrilha, passos e marcações inspirados na dança da nobreza européia. 

E eu tenho uma ótima dica para centro de mesa para festa junina ! https://www.youtube.com/watch?v=Y5xL2Or6BiM

E espero que tenham gostado ! Bjos com Carinhon e até o próximo post !!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário